Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Agenda: corrida a favor do tempo

Publicado por:
10 out

02.2 (3)

Muita gente aproveita o início de cada ano para mudar hábitos, começar novos projetos ou finalmente colocar em prática aquelas decisões que até agora tinham sido adiadas. Enfim, é um período de reorganização. Com a vida profissional, não é diferente: esta é mesmo a época mais propícia para se organizar.

O primeiro passo para administrar melhor o seu tempo é adquirir ou, para aqueles que perderam, retomar o hábito de utilizar uma agenda. Quando usada corretamente, essa simples ferramenta pode evitar muito do estresse e aborrecimento decorrentes do acúmulo de atividades durante o ano.

Uma das maiores vantagens de se usar uma agenda é que ela proporciona uma gestão do tempo (anual, mensal, semanal e diária). Muitas vezes, a administração diária do tempo é relegada e acaba interferindo em apontamentos previamente agendados. Assim, não se pode esquecer de listar as prioridades do dia, fazer uma espécie de checklist das obrigações que não podem deixar de ser cumpridas. Já do ponto de vista do planejamento macro, o importante é programar ou anotar com antecedência eventos como férias, viagens, aniversários e outros períodos de ausência do trabalho.

Tudo isso faz uma grande diferença na organização da vida profissional de qualquer um. No entanto, diante da enorme quantidade de compromissos de hoje em dia, muita gente acaba criando uma agenda que simplesmente não consegue seguir. O problema é que toda agenda precisa ser realista, isto é, deve destinar tempo suficiente para concluir adequadamente cada atividade, evitando excessos, além de incluir sempre uma margem de manobra para lidar com contingências, como o trânsito, por exemplo.

Por fim, vale lembrar que a agenda não é apenas para compromissos profissionais, mas também para os pessoais. No intuito de não misturar as duas coisas, muitas pessoas acabam esquecendo que, quando os afazeres não são facilmente visualizados em um mesmo local, podem-se cometer enganos na hora de agendá-los e causar choques de horário.

É claro que sempre surgirão mudanças e contratempos, mas, com alguns ajustes no dia a dia e sem exagerar nos improvisos, a agenda pode transformar a luta contra o tempo numa corrida a seu favor.