Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Bom-senso no uso da rede de contatos

Publicado por:
03 out

03.13

A importância de uma boa rede de contatos profissionais é assunto recorrente na vida dos jovens que estão na universidade ou entrando no mercado de trabalho e já popularizou o termo network. Para melhor utilizar uma network, é preciso estar atento a alguns aspectos.

Aproveitar um relacionamento pessoal para tentar uma vaga em determinada empresa de seu interesse não é um problema, pelo contrário, pode trazer muitos benefícios. Mas não abuse do contato pessoal para pedir favores, principalmente se eles forem de encontro à política da empresa. O oportunismo pode gerar uma situação de desconforto e ainda manchar a sua imagem. Quem entra por indicação tem o desafio de, trabalhando duro, deixar claro por que merece a vaga.

É muito importante estar ciente de que o relacionamento pessoal que você mantém com outro profissional nem sempre deve transparecer no ambiente de trabalho. Chamar por apelido, por exemplo, sugere intimidade e tende a causar estranhamento. Fique atento também para não tratar com informalidade exagerada aqueles que você conhece apenas do trabalho quando estiverem fora da empresa, forçando uma amizade que talvez ainda não exista.

Em eventos profissionais, tome os devidos cuidados para passar uma imagem condizente com os valores institucionais. Ainda que você se sinta à vontade por conhecer a maioria das pessoas, mantenha uma boa conduta e não esqueça: você está lá como um representante da sua empresa.

Na Internet, tenha atenção redobrada com as redes sociais voltadas para relacionamentos profissionais. Procure só adicionar pessoas com quem você já teve oportunidade de, pelo menos, trocar algumas palavras. Pessoas que recebem convites de desconhecidos, além de se sentirem incomodadas, costumam ignorá-los.

Ter uma boa network, uma vasta rede de contatos profissionais, é algo extremamente positivo, pois, entre outras vantagens, permite um melhor conhecimento técnico e do negócio; amplia a visão de mundo; enriquece e impulsiona a carreira; facilita o acesso a determinados serviços, já que as pessoas são mais receptivas quando conhecem pessoalmente quem se dirige a elas; ajuda na recolocação no mercado; e abre portas para o seu desenvolvimento profissional. Mas isso não basta.

Não adianta pensar que só a network vai garantir o sucesso profissional. O melhor jeito de alcançar a empregabilidade, tão valorizada nos dias atuais, é demonstrar competência e disposição para aprender e se renovar a cada desafio.