Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como as lideranças são vistas nas organizações?

Publicado por:
20 jun

10.11

Como as empresas têm avaliado seus gestores? Dentre os vários papéis de um líder, quais os que os gestores têm mais facilidade de exercer? E mais dificuldade? O que precisam aperfeiçoar? Esses levantamentos foram alvo da terceira edição do Termômetro ÁgilisRH, uma sondagem realizada com sócios, diretores, gerentes e gerentes de RH de 28 empresas pernambucanas dos setores financeiro, de construção civil, comunicação, serviços, comércio e indústria. Acreditamos que, para os jovens que desejam ficar atentos ao comportamento do mercado e almejam conquistar posições de liderança, essa ausculta pode trazer alguns ensinamentos úteis à sua vida profissional. Veja só.

Para os sócios das empresas pesquisadas, um dos papéis de maior facilidade para o gestor é a representação da organização perante sua equipe, sendo o principal porta-voz dos interesses e das necessidades dos profissionais que gerencia. Os diretores e gerentes concordam com essa percepção, mas acrescentam a habilidade para formular objetivos e mobilizar a equipe para alcançá-los como um papel de fácil exercício para os gestores. Os profissionais de RH entrevistados, em sua maioria, concordaram com os diretores e gerentes.

Quanto às dificuldades, 33% dos sócios apontaram acompanhar sistematicamente a equipe e seus resultados, avaliando e corrigindo os rumos. A maioria (24%) dos diretores e gerentes e 30% dos gerentes de RH deram essa mesma resposta. Vê-se que esse papel tão importante para a obtenção de resultados é algo a ser desenvolvido pelas lideranças. Tratar o conflito como matéria-prima da ação gerencial foi a segunda maior dificuldade apontada pelos profissionais consultados. Outro aspecto destacado pelos gerentes de RH como uma das dificuldades foi o bom uso das prerrogativas do cargo, sem excessos nem omissões.

E o que os gestores precisam aperfeiçoar? Dos sócios, 71% responderam acompanhar o desempenho da equipe e dos resultados. Entre os diretores e gerentes, 52% apontaram para a mesma lacuna ou para a tradução da visão de futuro e das estratégias em planos operacionais. Dos gerentes de RH, 43% também ressaltaram o acompanhamento do desempenho da equipe e dos resultados; e 29%, a prática do feedback para a equipe, equilibrando elogio e crítica.

Muitos são os desafios a serem enfrentados pelos líderes, e esses elementos apontados pelos próprios gestores mostram alguns dos pontos que merecem cuidados especiais. Para os jovens que almejam uma posição de liderança, é bom acompanhar esse Termômetro.