Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Administração do tempo: menos estresse, mais resultados

Publicado por:
11 jun

02.61

Para se obter um bom resultado no vestibular, não basta estar matriculado em um bom cursinho e estar atento a todas as aulas: reservar um tempo para o estudo extraclasse é imprescindível. Isso, porém, se torna cada vez mais difícil diante de tantos aulões, simulados e eventos do tipo, que se avolumam à medida que se aproximam as provas.

Inicialmente, é necessário diferenciar quantidade de qualidade. Para ser aprovado, é necessário estudar muito, mas estudar muito não garante uma aprovação. Por quê? Há diversos fatores que determinam o desempenho de um estudante numa avaliação, tais como: saúde, inteligência emocional e, claro, preparação. Nenhum deles é menos importante que o outro, e, na falta de algum deles, os outros terminam comprometidos.

Uma boa administração do tempo ajuda a manter esses três fatores em ordem. Como? Em primeiro lugar, administrar o tempo de estudo implica definir prioridades, estabelecer metas viáveis e alcançá-las. Estando em dia com as tarefas assumidas, evita-se o estresse decorrente da sensação de não cumprimento do dever, que compromete o equilíbrio emocional e a saúde.

Administrar bem o seu tempo de estudo requer alguns cuidados. Mais uma vez, é bom lembrar que quantidade não é necessariamente qualidade. Ou seja, de nada adianta estabelecer metas irreais e acumular estresse por não cumpri-las. Isso termina sendo prejudicial. Portanto, o cronograma de estudo precisa ser realista e baseado no tempo de que realmente se dispõe. As atividades desenvolvidas nesse período também precisam ser selecionadas. Procure escolher os cursinhos e aulões que realmente sejam necessários, analisando carga horária, tempo de deslocamento, etc. Não se esqueça, porém, de incluir em seu cronograma o tempo de lazer e descanso. Restaurar as energias não é um privilégio, é uma necessidade. E seu desempenho (assim como sua saúde) depende — e muito — disso.

Para concluir, lembre-se sempre da relação entre administração do tempo, saúde e desempenho. A má organização gera estresse, que pode comprometer a sua saúde e os seus resultados. Nessa etapa tão importante — mas tão atribulada —, você não precisa abrir mão da qualidade de vida. Basta administrá-la.