Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Reuniões periódicas podem ser produtivas

Publicado por:
18 fev

10.11

No início da pandemia, o isolamento social forçou a utilização de metodologias à distância, como as reuniões online e videochamadas. Inclusive, muitas empresas que não tinham a prática de reunir suas equipes para acompanhamento das demandas adotaram esta dinâmica no dia a dia. Porém, a importância das reuniões vai muito além da necessidade de monitoração dos empregados. Quando bem feitas, podem trazer muitos ganhos para a organização.

É fato que muitas pessoas não percebem os benefícios das reuniões periódicas. Muitos acham que é perda de tempo e, realmente, quando não há uma pauta determinada e um objetivo a ser cumprido, pode até ser mesmo. Por isso, para realizar uma reunião eficiente e produtiva, é preciso planejamento.

Estabelecer uma pauta permanente que envolva informar os resultados alcançados no período, perguntar como as pessoas estão, quais estão sendo as suas dificuldades, o que perceberam de avanços, etc, é uma ótima maneira de começar e tornar a reunião um momento de troca e alinhamento.

Esta pode ser, também, uma oportunidade para reconhecer e compartilhar boas práticas, promover a integração entre os empregados e deixar a gestão mais próxima das equipes. No entanto, para que isto aconteça, é necessário estabelecer um espaço de diálogo nas reuniões. Abrir as falas e estimular os participantes para que eles falem das suas experiências, suas conquistas e deem sugestões para resoluções de problemas.

É importante atentar, também, que cada equipe tem necessidades diferentes, então não existe uma receita pronta que defina periodicidade e pautas a serem discutidas. Os encontros podem ser semanais, quinzenais ou mensais, nunca menos do que isso. Com dias e horários estabelecidos para início e fim. Desta forma, será mais fácil de internalizar a prática no dia a dia dos empregados e garantir a participação e o envolvimento necessário para que as discussões sejam, de fato, produtivas.