Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Planejar para lidar com as incertezas

Publicado por:
31 dez

06.5mudar

Com a chegada do final do ano, muitas empresas já começaram a atualizar suas estratégias para o novo ciclo que se inicia. Se em 2019, neste mesmo período, as organizações planejavam sem imaginar que seriam fortemente impactadas por uma pandemia, agora, mesmo com um horizonte ainda cheio de incertezas, já temos sinais importantes que podem ajudar na definição das metas.

Mais do que nunca, planejar é essencial. É hora de avaliar o ano que passou, os erros, acertos, ganhos e perdas, e pensar no que virá. Mas não basta apenas ter um plano estratégico definido. Para garantir a sua realização é preciso atentar para a importância do monitoramento da estratégia e ter atenção para as possíveis eventualidades que podem acontecer durante o caminho.

E para que o monitoramento seja mais efetivo, espaços mais curtos para avaliação dos cenários pode ser estabelecido e, com isso, a necessidade de redirecionar o que foi planejado, ajustando o rumo em tempo hábil.

Por último, não devemos confundir planejamento com previsão de futuro. É justamente por não sabermos o que o futuro reserva que devemos nos planejar e preparar, na medida do possível, para as diversas alternativas que podem se apresentar. Esta deve ser, portanto, a grande motivação de trabalhar com estratégia: ampliar as competências para lidar com as incertezas.