Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Encare os erros de forma estratégica

Publicado por:
26 nov

03.111

Ninguém gosta de errar, seja no trabalho, seja na vida pessoal. Porém, a aceitação de que o erro ou o problema não é um “bicho de sete cabeças”, como muitos pensam, mas sim que deve ser percebido como algo capaz de provocar mudanças e gerar aperfeiçoamento, é uma das premissas para as empresas e profissionais que querem se manter e se destacar no mercado.

Segundo o ditado popular “errar é humano” e pode ser até considerado como natural. Afinal, ninguém é perfeito. Mas a insistência em errar não pode ser um comportamento comum. Além disso, de modo geral, muitas pessoas, ao invés de reconhecerem as suas próprias falhas, apontam culpados ou buscam dividir a responsabilidade do problema, como uma forma de aliviar a carga sobre si.

São profissionais que acabam perdendo a oportunidade de desenvolvimento porque sempre ficam presos no discurso de “não foi minha culpa” ou “esse problema não é meu”. Porém, o que eles esquecem é que uma empresa funciona em cadeia.

Quando uma área falha ou se depara com uma situação desafiadora que não consegue resolver, todos os outros serão impactados no processo. Por isso, olhar para o erro de forma estratégica e para os problemas como uma oportunidade de melhoria deve ser um exercício diário para todos que fazem parte de uma organização.

Afinal, é preciso parar de procurar culpados, entender que o fracasso, às vezes, será inevitável, e agir. Nesse sentido, é importante assumir as falhas e compreender de que o erro pode ser um caminho para o crescimento pessoal e profissional.