Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Mudar pode ser mais fácil

Publicado por:
12 dez

01.51

Sou gestor em uma organização e tenho sentido a necessidade de implementar algumas mudanças nos processos de trabalho para melhorar os resultados da minha área. Mas qual seria o melhor momento para sugerir esses ajustes e como devo anunciá-los, de forma a minimizar a resistência da equipe?

Principalmente nos dias de hoje, as mudanças são cada vez mais constantes e necessárias nas empresas. Isso porque, para atingir mais ou melhores resultados, muitas vezes é preciso fazer diferente do que já estava sendo feito. Se você, como gestor, percebeu que algo no fluxo de trabalho da sua equipe não está adequado ou que pode vir a ser aprimorado, só isso já é suficiente para indicar que está na hora de mudar.

Porém, o fato é que realizar mudanças organizacionais não é algo tão simples. Pelo contrário. Apesar de serem feitas visando a melhoria, nem sempre as mudanças são facilmente aceitas por aqueles que deverão se adaptar aos novos cenários, principalmente quando elas são impostas. Caberá, então, à liderança, conquistar o apoio e o compromisso da equipe.

Neste caminho, o primeiro passo é fundamentar a mudança, de forma clara, para os empregados. Mostrar porque ela é necessária e dar visibilidade dos ganhos que irá trazer é primordial. É preciso demonstrar convicção de que a alteração promovida será em benefício da empresa e que impactará positivamente no trabalho de cada um dos envolvidos.

Além disso, também vale abrir espaço para que os empregados expressem seus pensamentos a respeito dos processos atuais e sobre os que estão para acontecer. Isso porque, quanto mais benefícios eles forem capazes de perceber em uma mudança e quanto mais considerados eles se sentirem, maior será a motivação em abraçar a ideia.