Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Seja protagonista do próprio desenvolvimento

Publicado por:
14 nov

04.21

O conhecimento é uma peça fundamental para quem quer crescer na carreira. Nesse caminho, os profissionais precisam estar sempre em processo de desenvolvimento e capacitação. No entanto, não é prudente esperar de “braços cruzados” para que apenas a empresa aponte os caminhos.

Em meio a um cenário de crise no país, as organizações, muitas vezes, não dispõem mais de verba para promover investimentos na formação dos empregados como faziam antes. Então, mais do que nunca, é hora de ser protagonista e patrocinador do próprio crescimento. Com a chegada de um novo ano, vale a pena definir em que investir e ficar de olho nas oportunidades lançadas no mercado.

Vale buscar capacitação em cursos, palestras, oficinas, treinamentos. Mas desenvolver-se não deve se limitar a isso. Ao contrário do que muitos ainda pensam, existem sim opções, inclusive para quem não tem muito dinheiro para investir. As leituras sobre a sua área de atuação e o bom entrosamento nas rodas de conversa do mercado podem valer mais do que apenas certificados amontoados numa gaveta.

Além disso, nessa corrida pelo saber, participar de grupos de estudo e buscar acompanhamento com um coaching, tutorias e até mesmo conversas com pessoas mais experientes e tempo de carreira, também podem ajudar. A internet, com inúmeros serviços gratuitos de vídeos e áudios sobre temas diversos, é ainda uma boa ferramenta para buscar novos conhecimentos e conseguir ir mais longe.

O fato é que o caminho do crescimento profissional requer atualização contínua e essa busca não tem prazo para acabar. Deve ser algo constante durante toda a nossa vida profissional.