Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Neste ano novo, tome as rédeas da própria carreira

Publicado por:
12 nov

02.1

A chegada de um ano novo traz a sensação de que estamos iniciando mais uma etapa em nossas jornadas. É um momento oportuno para planejar e refletir sobre muitos aspectos da vida, entre eles, a carreira, colocando no papel as metas que desejamos alcançar e quais caminhos precisamos trilhar para que elas se concretizem.

Muitos profissionais já atentaram para a importância de estruturar sua própria estratégia, com foco em suas carreiras. Outros nem sequer começaram a pensar neste plano de ação que é essencial para quem tem ambição e deseja crescer profissionalmente.

Neste caminho, o indicado é fazer um balanço do ano que passou, refletindo sobre os erros, acertos, avanços e retrocessos, elencar os objetivos que deseja alcançar e quais ações e ferramentas serão necessárias para que isto aconteça. Além, é claro, de acompanhar e atualizar periodicamente esse planejamento e não esperar para revê-lo só no final do próximo ano.

É fato que pensar na própria estratégia profissional possibilita fazer escolhas e enxergar melhor o caminho a ser trilhado. Ajuda também a persistir diante das dificuldades, pois se tem mais clareza do projeto de futuro e certeza do que se quer. Outro ponto positivo é que, ao traçar as metas que deseja alcançar, a visualização frequente desse plano contribui para internalizá-lo e torná-lo mais real em nossas cabeça, além de instigar e desafiar o profissional, ajudar na produção de ideias e de insights que podem fazer toda diferença na sua carreira.

Portando, a dica de ouro para começar um novo ano com o pé direito é: reflita, planeje, tome as rédeas da sua própria carreira. Afinal, como disse o autor norte-americano Alvin Toffler, “ou você tem uma estratégia própria, ou então você é parte da estratégia de alguém”.