Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Políticas de carreira nas organizações

Publicado por:
15 out

02.1

De acordo com uma pesquisa da TINYhr, mais de 60% das pessoas não enxergam boas oportunidades de crescimento profissional em seus empregos atuais. Isso é, inclusive, um dos principais motivos que as levam a sair de um trabalho para outro, em busca de um lugar onde tenham uma ideia de até onde podem chegar e de quanto tempo levará para alcançarem seus objetivos dentro da empresa.

Este cenário reforça a importância, para as organizações, de investirem na construção de um planejamento estratégico sólido e de fazê-lo visível para todos. Dessa forma, as pessoas conseguem ter visibilidade de onde a empresa deseja chegar a médio e longo prazos, e de se enxergarem, neste futuro, crescendo junto com a instituição. Além disso, soma-se a essencialidade de estruturar e colocar em prática uma política de carreira, com critérios claros e disseminados para todos da equipe.

Infelizmente, apenas algumas organizações investem em iniciativas para criar uma cultura de desenvolvimento de carreira, a maior parte das empresas ainda não se dedica a esse tipo de investimento. O que talvez explique a dificuldade que as empresas, de um modo geral, têm em reter talentos e de serem consideradas como uma boa opção no futuro.

O que vemos constantemente são profissionais se rendendo a primeira oferta de mudança de emprego quando não enxergam oportunidades de crescimento onde estão, mesmo recebendo salários na média do mercado ou acima dela. E esta é uma movimentação normal, já que cada um pode, e deve, buscar o que considera ser melhor e mais seguro para si.

Cabe às organizações dedicarem tempo para a definição de seus planejamentos estratégicos, contemplando a estruturação e disseminação das suas políticas de carreira e dos planos para o futuro do negócio. Assim, será mais difícil de perder para o mercado profissionais importantes para o negócio e que levam um tempo grande para serem formados.