Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A melhor forma de lidar com profissionais pessimistas

Publicado por:
26 set

03.61

No dia a dia empresarial, é comum encontrarmos aquele perfil de pessoa que tem sempre dificuldade de enxergar alguma coisa boa, que tem um medo exacerbado de tentar algo novo e que vê sempre as coisas pelo lado negativo. Mas, se por um lado é importante ter, na equipe, alguém que aponte riscos que poderiam passar despercebidos, por outro, é preciso cuidado, pois o pessimismo pode impedir que os resultados de fato aconteçam.

O grande problema do pessimismo é que, quando não acreditamos que um resultado pode ser alcançado, provavelmente nem tentamos chegar até ele. Ou seja, o medo paralisa e não nos deixa enxergar oportunidades através dos riscos. Além disso, quando se tem uma pessoa com postura negativista na equipe, seu comportamento pode afetar o entusiasmo dos colegas, já que este é um sentimento que contamina facilmente um ambiente.

Mas qual seria, para o gestor, a melhor forma de lidar com esse perfil de profissional? O principal ponto é não alimentar a sua percepção pessimista, ouvir e desmistificar os medos e estimular seguir em frente com seus projetos com atenção aos risco e sem se deixar abater. Afinal, ter risco zero é algo impossível, em qualquer esfera da vida. Pode até reconhecer a pessoa em questão pela indicação de algo que poderia dar errado, mas sem emponderá-la. Do contrário, estará fortalecendo a visão negativista.

No entanto, uma atitude consistentemente pessimista não deve ser ignorada. É preciso, primeiro, entender os motivos da postura. Pode ser que a pessoa esteja, realmente, querendo ajudar, e pense que sendo sempre um contraponto esteja contribuindo para a segurança dos projetos. Mas pode ser também reflexo de uma resistência a mudanças ou tentativa de boicote à gestão. Por isso, ter atenção ao comportamento dos liderados nunca é demais.