Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

O mercado de trabalho e o profissional maduro

Publicado por:
22 ago

03.111

Pesquisas mostram que a expectativa de vida do brasileiro aumentou para mais de 75 anos. As pessoas estão vivendo mais, com mais qualidade de vida e capacidade produtiva. Com isso, tem sido cada vez mais comum encontrar profissionais que se mantêm ativos no mercado de trabalho mesmo após o tempo de aposentadoria formal e as empresas que ainda não perceberam esta tendência precisam começar a abrir os olhos para este público.

No entanto, ainda existe bastante preconceito quando o assunto é empregabilidade para profissionais mais maduros. Para muitos, a imagem de uma pessoa que está na terceira idade é a de alguém com pouca disposição física, com possíveis problemas de saúde ou cansada demais para o trabalho – o que está longe da realidade da maioria dos que estão nessa faixa etária.

Os profissionais mais velhos estão cada vez mais ativos e com condições reais de entregar resultados. Além disso, a inserção desse público nas equipes pode trazer uma série de ganhos para as empresas, já que, de modo geral, são pessoas com maior experiência de mercado e de vida, além de muito conhecimento técnico
Além disso, ter equipes diversificadas enriquece e promove a empresa, através da interação e troca de conhecimentos entre os empregados mais velhos e os mais novos. Mas para que isto aconteça, as organizações precisam estar bem preparadas, investindo em processos de aprendizagem contínua e promovendo ações que valorizem as diferenças geracionais.

Já para os profissionais que chegaram na terceira idade, mas que querem se manter competitivos, a dica é não parar de se atualizar e investir na apropriação das novas tecnologias. Quem está no mercado, e isso independe da faixa etária, precisa acompanhar os processos de transformação, os movimentos do mercado e estar disposto a “pensar fora da caixa”.