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Como administrar expectativas por aumento de salário

Publicado por:
01 ago

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Com as expectativas de aquecimento na economia brasileira, é normal que os profissionais esperem das empresas um aumento de salário ou melhoria nos benefícios. No entanto, o cenário ainda é de incertezas para o mercado e, por isso, as organizações precisam saber administrar as expectativas dos seus empregados para evitar frustrações.

Numa economia em recessão, todos perdem poder de compra e o sentimento de estar empobrecendo se torna real. Então, é natural que as pessoas busquem, nas empresas onde trabalham, uma melhoria salarial e a equalização das perdas logo que os primeiros sinais de melhora nos resultados se tornam visíveis. Só que, muitas vezes, as organizações não conseguem atender essas demandas, porque a conta não começa a fechar tão rápido assim. Mas como evitar que os profissionais se decepcionem quando o tão esperado aumento não sai?

Se o gestor perceber que as expectativas estão elevadas e que não serão atendidas, o melhor caminho sempre será o da transparência, já que não se mostrar disponível ao diálogo só abrirá espaço para mais insatisfações. Não tratar a questão ou até fazer promessas impossíveis de serem cumpridas, não resolverá o problema, pelo contrário. Pode torná-lo ainda maior, instalando um clima de desmobilização e um sentimento de desrespeito e desconsideração por parte da empresa.

É importante que o gestor explique que a situação da empresa ainda não é positiva, mas que a questão não está esquecida. Ter consciência dos desafios que a organização enfrenta, suas dificuldades e os resultados alcançados vai ajudar o empregado a ter uma visão mais realista dos fatos, o que, consequentemente, vai equilibrar suas expectativas com relação ao aumento de salário.

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