Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Competição saudável estimula a produtividade

Publicado por:
30 jul

9.0 geracaoY

Apesar de ser uma característica inerente do ser humano, a competição, de modo geral, ainda é tratada como tabu ou algo pejorativo. Porém, não podemos desconsiderar que ela faz parte da realidade de qualquer empresa e pode motivar e gerar bons resultados tanto para o profissional, quanto para a empresa. No entanto, é preciso fazer uso de práticas que mobilizem a competição entre as pessoas, mas que não desestimulem a necessidade de cooperação entre elas.

É muito importante enxergar a linha tênue que divide a competição saudável da competição desleal. A primeira incentiva o empregado a buscar sempre bons resultados, tornando-o mais dedicado, atento, afiado e focado nas boas oportunidades. Mas quando há competição de modo excessivo, instala-se um ambiente de pressão que prejudica o clima organizacional, comprometendo significativamente a produtividade dos profissionais.

Isso porque corre-se o risco de desestimular o trabalho em grupo e tornar os profissionais mais individualistas, a partir do momento em que passam a enxergar uns aos outros como “inimigos ou adversários”. Por isso, é preciso equilíbrio nas práticas de gestão para incentivar colaboração, o sentimento de corresponsabilidade e a integração entre as áreas.

Neste caminho, cabe aos gestores investir em práticas que incentivem um clima de competição saudável nas equipes como, por exemplo, estabelecendo metas desafiadoras, porém possíveis de serem alcançadas, reconhecendo os bons resultados, dando feedbacks adequados de acordo com a situação, entre outras estratégias. Deve-se ter uma preocupação permanente em estabelecer uma competição sadia e estimulante para todos, sem prejuízo dos vínculos.