Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

O mito do líder super-herói

Publicado por:
16 jul

7.5trainees

Não é incomum, dentro das empresas, a disseminação da ideia de que os bons líderes são aqueles que nunca falham, são detentores de muito conhecimento e conseguem resolver todas as dificuldades com facilidade. Mas será que acreditar nesse ideal de liderança não é uma grande armadilha? Afinal, é possível encontrar esses super-heróis da gestão?

A resposta a esse questionamento é simples e objetiva: não, não é possível ser um super-herói na vida real, infelizmente. Ao mesmo tempo, existe sim a fantasia de que a liderança pode ser infalível e ter super poderes. Seja por parte da equipe, que idealiza seus líderes, como por parte da empresa, que deseja que os gestores sejam capazes de solucionar as dificuldades e administrar qualquer situação sem nenhuma contrapartida pela organização. Mas, atenção! Esse conjunto de expectativas revela nada mais do que desejos, fantasias e ideais, mas não deve ser assumido como realidade nem pela equipe, nem pela empresa e tão pouco pela liderança.

Para ser bem sucedido, o líder precisa, antes de mais nada, saber separar as expectativas da empresa e de seus liderados que são legítimas e fazem parte do escopo do seu trabalho daquelas que são irreais ou imaginárias. Além disso, é necessário ter clareza das suas limitações e não querer “abraçar o mundo”. Quando o gestor se coloca numa posição de tentar atender a todas as expectativas que são depositadas nele, o resultado, na certa, será de muita frustração.

Quando isso acontece, ele acaba centralizando todas as demandas e responsabilidades. Sobrecarregado, a capacidade de concentração e realização ficará comprometida, os erros e as irritações invariavelmente irão aparecer e tudo isso terá impacto imediato nas suas entregas e imagem profissional. Portanto, cuidado para não cair nessa armadilha sedutora, assumir o papel de super-homem e acabar como um fracassado.