Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

O programa de integração e o sucesso das contratações

Publicado por:
11 jul

03.111

Mesmo sendo estratégico para as empresas, a integração de novos empregados ainda costuma ser feita de maneira informal e sem um programa estruturado que norteie e promova o entrosamento do profissional com a organização.

É importante compreender que a chegada de um profissional recém-contratado é parte crucial do processo de recrutamento. Quanto mais cedo ele se sentir bem-vindo e preparado para cumprir seu papel, mais rapidamente a empresa poderá colher os frutos da nova contratação. Neste caminho, ter um programa com atividades definidas e previamente preparadas facilita a receptividade desse novo empregado pelos demais colegas, bem como o entendimento da organização e a apropriação de suas responsabilidades, e colocar esse programa em prática é papel indelegável do gestor, com orientação e apoio do RH.

Os primeiros 90 dias de trabalho – período oficial de experiência estabelecido pela CLT – são cruciais. Logo quando chega, o profissional deve ser apresentado à história da empresa, sua missão, visão, valores, estratégias, normas internas, hierarquia, etc. Isso é importante para que o empregado comece a criar vínculos com a organização e a se sentir parte dela. O recém-chegado também deve ser apresentado formalmente para os colegas da equipe e demais setores.

Em seguida, o gestor precisa alinhar os aspectos técnicos do cargo com o novo empregado, para que ele tenha clareza do papel que irá representar na empresa. Ele precisa ser apresentado ao seu espaço e ferramentas de trabalho, assim como aos resultados que estão sendo esperados com a sua atuação e de que forma eles serão monitorados. Por fim, é essencial que o líder estabeleça reuniões periódicas para discutir a adaptação do novato e possíveis ajustes ou esclarecimentos. Parece trabalhoso, mas faz diferença no resultado das contratações. E desta forma, ganha a empresa e o empregado.

Comentários

Deixe o seu comentário