Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Cuidar do futuro sem perder o foco no presente

Publicado por:
18 jun

9.31

O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial da gestão que tem como função principal auxiliar as empresas a identificar seus desafios e estabelecer onde pretendem estar a longo prazo. Porém, muito embora trate prioritariamente do futuro da organização, são muitos os planejamentos estratégicos que falham por não considerar questões operacionais que quando não trabalhadas, inviabilizam o estratégico.

Muitos empresários e gestores ainda entendem o planejamento estratégico como algo que só considera aquilo que terá impacto direto no futuro, e acabam esquecendo de considerar problemas do cotidiano que estão impedindo que os avanços aconteçam. Ou seja, por mais que olhar para frente seja essencial para garantir a competitividade das empresas, quando não existe equilíbrio entre o que acontece no presente e o que se espera para os próximos anos, dificilmente o que foi planejado sairá do papel. Afinal, para chegar no futuro é preciso cuidar do presente.

Por isso, ao identificar que o planejamento não está acontecendo como o previsto, é hora de verificar se não existe uma barreira no operacional que está travando os avanços. Muitas vezes são problemas pequenos ou pontuais, mas que não podem ser desconsiderados ou minimizados. Neste caminho, vale estabelecer reuniões para compartilhar e discutir dificuldades do dia a dia que estão dificultando o andamento da estratégia. Desta forma, se estabelece o hábito de pensar no hoje sem descuidar do futuro.