Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Engajamento das equipes vai além do financeiro

Publicado por:
09 maio

03.21

Quando se deparam com situações como queda na produtividade e falta de motivação nas suas equipes, muitos gestores ainda associam o problema ao dinheiro, mais precisamente à falta dele. Porém, no caso da gestão de pessoas, nem sempre as soluções passam apenas pela questão financeira.

Reclamações como “minha equipe não é grande o suficiente” ou “se a empresa pagasse melhor os empregados, minha equipe daria mais retorno” e até mesmo “não tenho verba para melhorar os processos nem contratar profissionais mais qualificados” são comuns entre esses gestores que vinculam o sucesso e o insucesso do trabalho à parte financeira. A verdade é que é muito mais fácil encontrar justificativa em fatores externos, ao invés de buscar soluções criativas, de baixo custo e/ou rever a própria forma de atuação.

A experiência mostra que disponibilizar tempo para orientar e acompanhar as atividades delegadas para a equipe, praticar com mais regularidade feedback, dando visibilidade às necessidades de melhoria, compartilhar informações sobre os projetos estratégicos e ser respeitoso com as pessoas são exemplos de práticas de gestão que não custam dinheiro e têm impacto direto e positivo na produtividade. Por isso, antes de colocar a causa de todos os problemas no financeiro, é importante fazer alguns questionamentos, tais como:

• A equipe está bem alinhada? As responsabilidades estão bem divididas ou alguns empregados estão sobrecarregados?

• Como está a qualidade do seu vínculo com a equipe? As pessoas o veem como alguém confiável e que as representa?

• Existe um canal de comunicação aberto com a equipe? Os empregados se sentem à vontade para expor anseios, opiniões ou críticas?

• Quais alternativas práticas de reconhecimento sem custos são possíveis de implantar para motivar mais os empregados?

É uma ilusão pensar que só o dinheiro é capaz de mobilizar as pessoas. Quando há qualidade nas relações e identificação com o trabalho realizado, ter uma equipe engajada e que entrega resultados torna-se apenas uma consequência.