Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

O planejamento estratégico e o engajamento das lideranças

Publicado por:
16 abr

01.4 1

Planejar é essencial. Essa frase é, atualmente, uma das mais repetidas por empresários de todos os segmentos. Porém, a realidade é que, apesar de reconhecerem a importância do planejamento estratégico, poucas empresas conseguem efetivamente tirá-lo do papel.

Uma das principais causas desse insucesso é a falta de engajamento do time durante o processo. O que se vê em várias empresas são líderes que, nas reuniões de planejamento, estão ali apenas de “corpo presente”. Não registram os direcionamentos, não os colocam em suas listas de prioridades e só voltam a pensar nas questões estratégicas na eminência da próxima reunião.

Sabemos que as metas previstas no planejamento, assim como as tarefas necessárias para atingi-las, nem sempre passam por questões que estão na rotina das lideranças e que, muitas vezes, as demandas operacionais acabam tomando todo o tempo dos gestores. Porém, é preciso ter em mente que o propósito do planejamento estratégico é construir o futuro. Quem só olha para o agora e se esquece de pensar a longo prazo, invariavelmente vai ficar para trás.

Por isso, é preciso que a empresa estimule suas lideranças a se engajarem e terem compromisso com o projeto. Os líderes devem ser incentivados a participar dos encontros de planejamento de forma ativa, a assumir tarefas que possam ser cumpridas e principalmente a tratar a questão como essencial para a sobrevivência da empresa no futuro, porque uma hora ele vai chegar.