Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Sucesso na implantação de novos processos exige parceria e conhecimento da realidade

Publicado por:
19 mar

imagem12

Fui contratado por uma empresa para estruturar seus procedimentos e controles internos, mas mesmo com o patrocínio da diretoria estou tendo muita dificuldade de avançar. O que devo fazer?

Quando entramos em uma nova empresa, é natural que aconteça um estranhamento inicial, pois estamos diante de um padrão de funcionamento novo, já que cada organização tem um modo de atuação próprio. É por esse motivo que é essencial, antes de qualquer passo, dedicar um tempo para o conhecimento da cultura local e do perfil das pessoas que a compõe. Por mais que a contratação tenha sido realizada com um objetivo bem específico, dificilmente será possível avançar e superar os desafios se essas variáveis não forem consideradas.

Mesmo já tendo bastante experiência no assunto, implantar procedimentos não é uma tarefa fácil. Exige, além de um bom conhecimento técnico, flexibilidade e disposição para fazer as mudanças necessárias, considerando a realidade da empresa em questão. É aí que o desafio aumenta. Será necessário muito jogo de cintura para conseguir adequar práticas antigas a um novo padrão de funcionamento, sem perder de vista a cultura e o estilo organizacional.

E para avançar com sucesso na implantação das novas rotinas e controles, a equipe precisa ser envolvida. Será preciso estabelecer pactos muito consistentes e uma relação de confiança com o grupo para que as pessoas entendam a importância da mudança e comprem a ideia. É importante que também se busque compreender a realidade de cada gestor e área da empresa, as dificuldades vivenciadas pelas equipes e os resultados esperados de cada uma delas. Se durante este processo não se estabelecer uma relação de parceria entre a área que propõe a mudança e a que será impactada por ela, o novo profissional estará fadado ao insucesso.

Comentários

Deixe o seu comentário