Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Cuidar do clima organizacional também é papel do gestor

Publicado por:
01 nov

03.131

Também faz parte das atribuições do gestor cuidar da imagem interna e externa da empresa, ou seja, gerenciar como as pessoas de fora veem o negócio, mas também como os empregados percebem e se relacionam com ela. Atentar para a satisfação e a motivação das pessoas nas organizações, identificando suas dificuldades, deve ser uma preocupação diária do gestor.

Gerenciar o clima organizacional é um desafio que precisa ser superado com planejamento, regularidade e foco em resultados positivos. E uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo é a pesquisa de satisfação. Mas, para que funcione corretamente, é preciso definir uma política bem estruturada, com os processos e critérios claros para todos.

Além disso, para que seja efetiva e tenha credibilidade, não basta apenas realizar a pesquisa de clima, cabe ao gestor elaborar um plano de ação, a partir do resultado da pesquisa, dando visibilidade às equipes das mudanças consideradas e a serem implantadas.

Nesse sentido, é importante alinhar com os empregados as expectativas quanto à pesquisa de satisfação, informando quais sugestões poderão ser atendidas, quais não serão viáveis e por que. Assim, os empregados vão saber que os novos processos são resultados diretos daquilo que eles apontaram no questionário.

O processo de gerenciamento do clima organizacional pode parecer, muitas vezes, mais um trabalho para o gestor, que já precisa lidar com inúmeras demandas no seu dia a dia. Entranto, gerenciar de perto o clima interno é uma estratégia bastante utilizadas pelas melhores empresas que querem uma equipe estável e com produtividade elevada.