Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como estimular o trabalho em grupo e a integração da equipe

Publicado por:
26 jul

10.11

Ter profissionais qualificados em uma equipe não significa, necessariamente, que o time entregará ótimos resultados. Para isso, as pessoas precisam estar integradas e motivadas a trabalhar em grupo. E estimular esse bom relacionamento entre todos que fazem parte da equipe é um dos maiores desafios do gestor.

Para as empresas, são muitas as vantagens trazidas pelo trabalho em equipe, além da obtenção de resultados e de um bom ambiente de trabalho. Com um grupo bem alinhado e com integrantes que cooperam entre si, fica mais fácil executar tarefas mais complexas e encontrar opções de saídas para as dificuldades.

Os profissionais também se beneficiam com a integração, já que todos podem aprender com as habilidades e capacidades alheias, e suprir as necessidades uns dos outros. Além disso, a troca de informações e experiências agiliza o andamento das atividades, reduz o retrabalho e permite a ampliação de visão e conhecimentos, favorecendo a criatividade e a inovação para o desenvolvimento de novas soluções.

Neste caminho para estimular a cooperação, o gestor tem papel fundamental. Ele deve conhecer bem sua equipe, identificando suas qualidades e vulnerabilidades e quem pode ajudar a quem, ser participativo, se envolvendo na rotina do grupo e estimulando o trabalho coletivo, além de buscar unir as pessoas e promover espaços coletivos de discussão, onde o respeito à diferença de opinião prevaleça. Assim, é possível transformar ideias em grandes projetos, contando com o aperfeiçoamento e a contribuição de cada um.