Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A importância de reconhecer resultados para motivar equipes

Publicado por:
17 jul

03.61

A pressão por resultados e a competitividade vêm tornando as relações de trabalho mais “mecânicas”. Por isso, não é incomum encontrarmos gestores mais focados nas críticas, realinhamentos e correção de rumos no dia a dia do negócio, e que acabam se esquecendo da importância de celebrar as conquistas, agradecer pelos bons resultados e reconhecer os avanços.

As organizações são feitas de pessoas e de relações humanas, e pessoas são movidas a reconhecimento. Porém, cada vez mais, a valorização aos números e ao atingimento de metas está tornando a dinâmica das empresas mais “frias”, e muitos gestores se utilizam da falta tempo como justificativa para não cuidar de questões mais subjetivas.

Entretanto, é importante lembrar que o bom clima organizacional resultante da cultura do reconhecimento tem impacto direto na retenção e desenvolvimento de talentos e na produtividade das equipes. Quando o profissional se sente valorizado, ele tende a trabalhar com maior motivação e engajamento, dando o melhor de si e contribuindo para a melhoria dos resultados da empresa.

Celebrar e reconhecer não significa só fazer festas, gastar dinheiro ou dar prêmios. Muitas vezes, um elogio em público, um feedback positivo ou um simples “parabéns” é suficiente para creditar um mérito e motivar o profissional. Ao fazer isso, o gestor mostrará à sua equipe o quanto ela é importante. Essas atitudes são o combustível para a produtividade e sem elas, a equipe para de funcionar.