Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A integração entre gestores e a produtividade das empresas

Publicado por:
31 maio

7.4estagio 1

Uma das problemáticas encontradas pelas empresas diz respeito à falta de integração entre os gestores das áreas. É preciso entender, porém, que para ser um gestor eficaz, é essencial ter uma visão geral dos processos de cada departamento e saber a importância do papel e da contribuição de cada um para o conjunto da organização.

É natural que exista competição entre os setores de uma empresa, já que é de interesse de cada um “mostrar serviço”, se diferenciar dos demais e ser reconhecido por suas conquistas. Essa competição, porém, não deve ser exagerada ao ponto de se tornar destrutiva para a organização, gerando disputas, desentendimentos e falta de união.

Pelo contrário, deve ser utilizada como um fator de motivação para estimular os profissionais a produzirem mais e obterem melhores resultados. Como diria o autor Maximiano, “uma empresa é um conjunto de esforços individuais em busca de um objetivo em comum”.

Mas para que isto aconteça, é preciso que todos os gestores trabalhem em parceria, entendendo que nenhuma área atua de maneira independente. Quando os gestores sabem dos compromissos uns dos outros, responsabilidades e desafios das suas áreas e, principalmente, se comunicam entre si e não interferem nas funções alheias de forma destrutiva, a tendência é aumentar o nível de comprometimento de todos para com os resultados organizacionais, com ganhos diretos para os profissionais e para a empresa.

Afinal, se a empresa ganha, os profissionais também ganham, seja em bonificação, melhorias no ambiente de trabalho, em relacionamentos, etc.