Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Não tenha medo de tirar férias

Publicado por:
08 mar

06.2sol1

Pra mim, tirar férias é sinônimo de ansiedade e insegurança, pois sempre fico com receio de ficar de fora de momentos importantes na empresa ou de alguém tomar o meu lugar. Por isso, prefiro não arriscar e trabalho ano após ano sem descanso. O que posso fazer para perder esse medo?

Não é incomum encontrarmos profissionais, principalmente gestores, que se sentem inseguros em tirar férias, seja pelo medo da demissão ou pelo receio de que decisões importantes sejam tomadas na sua ausência. Muitos até chegam a não investir na formação dos colegas para realizarem suas funções, com medo de se tornarem “dispensáveis” para a empresa. Esse comportamento, porém, é autossabotador, pois em algum momento o cansaço vai cobrar seu preço e o profissional será obrigado a se ausentar sem planejar previamente.

Isso porque, durante as férias, o nível de tensão e estresse diminui de modo significativo, proporcionando uma pausa para a mente e o corpo. Logo, quem adia o descanso por muito tempo pode acabar diminuindo sua produtividade, ficando desmotivado e até mesmo doente. Tudo isso poderá afetar diretamente os resultados do profissional, tornando-se uma ameaça real para o seu emprego.

Então, para superar esse medo, é preciso, em primeiro lugar, ter segurança da sua competência. Se você tem um desempenho adequado e entrega os resultados esperados pela empresa, tirar férias não será o motivo para sua demissão. Lembre-se: seu trabalho será avaliado constantemente, e não apenas durante o período em que estiver afastado das suas funções.

Por isso é tão importante buscar constantemente um feedback sobre o seu desempenho. Sabendo exatamente como a empresa enxerga o seu trabalho e tendo segurança sobre o seu espaço, será mais fácil relaxar e curtir o merecido descanso.