Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Encontre o emprego certo para você

Publicado por:
26 dez

03.71

Pessoas que passam mais tempo desempregadas correm mais risco de aceitar a primeira oportunidade que aparece pela frente. Quais os impactos dessa escolha para a sua carreira?

Passar um tempo longe do mercado de trabalho gera angustia e desanima qualquer profissional que dedicou tempo investindo na sua carreira. E o pior é que ninguém está livre disso, mesmo aqueles que possuem uma ótima capacidade de empregabilidade (ou seja, têm um bom currículo, qualificações e experiência comprovada). Mas atenção, se você ainda tem condições financeiras de segurar mais um tempo sem receita, procure manter o equilíbrio emocional e continuar na busca pelo emprego certo para você.

Isso porque é muito comum que nestas horas o profissional se desestabilize emocionalmente e passe a considerar oportunidades que se distanciam da sua rota profissional. Além disso, passam a aceitar oportunidades sem considerar condicionantes que podem pesar no futuro, como por exemplo, salário aquém da expectativa inicial ou o retorno a uma rotina de trabalho mais operacional quando na verdade sua experiência já estava mais voltada para funções de gestão.

O risco de se deixar levar pelo medo do futuro e pela angustia de ficar sem emprego é optar por um trabalho que, muito provavelmente, não durará por muito tempo. Seja porque outras oportunidades melhores irão acabar surgindo e o fará mudar de rumo em pouco tempo, podendo prejudicar sua imagem profissional ou “manchar” seu currículo; ou porque a atividade não se encaixa no seu perfil profissional e você não consegue apresentar o desempenho necessário. Por um motivo ou por outro, o impacto na sua trajetória é certo.

Ao mesmo tempo, deve-se ter cuidado para não idealizar demais uma oportunidade e colocar defeitos desnecessários em todas as que aparecem na sua frente. É importante considerar que quando traçamos um caminho profissional muitas vezes precisaremos fazer alguns ajustes e concessões.

Inclusive, pode fazer parte dessas concessões dar um passo para trás na remuneração ou no cargo que atuava. A questão é fazer esta análise com cautela e segurança da decisão que está sendo tomada, tentando diminuir os impactos da ansiedade por um novo emprego. Este último sim é que pode te colocar numa situação difícil no futuro.