Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como lidar com momentos de tensão na empresa

Publicado por:
19 dez

imagem12

A empresa em que trabalho está passando por um momento de crise. Qual é a melhor forma de lidar com essa situação?

Situações de tensão ou de crise fazem parte da realidade das empresas. Seja por um período pontual ou quando se prolongam por mais tempo, a questão é que todo mundo que faz parte da organização acaba sendo impactado de alguma forma. Portanto, quando o negócio pode estar ameaçado, a comunicação passa a ser uma das peças-chave para ajudar a administrar a situação da melhor maneira. A ausência de informação acaba dando espaço para boatos e tudo vira motivo de especulação, aumentando a sensação de insegurança das equipes.

Ao se deparar com uma situação como esta na empresa em que trabalha, o profissional deve, antes de tudo, buscar entender o que está acontecendo e evitar alimentar as fofocas. Caso tenha alguma dúvida, o melhor caminho é conversar com pessoas que possam repassar as informações oficiais, evitando se contaminar com as fofocas.

Outra dica importante é não se desesperar nem tomar decisões precipitadas. Espere a “poeira baixar” para se posicionar diante dos acontecimentos. É normal ficar inseguro e querer buscar novas oportunidades no mercado de trabalho, mas esperar o desenrolar dos fatos é fundamental. Saiba lidar com a própria ansiedade e tente não deixar a crise impactar no seu desempenho.

Já para os gestores que precisam lidar com equipes ansiosas por respostas, a dica da comunicação continua valendo. Portanto, repasse as informações que podem ser divulgadas com serenidade para evitar que a tensão se espalhe. O papel do gestor nestes casos é de mediar “o caos” e ser o ponto de segurança, por isso, coloque-se à disposição para esclarecer as dúvidas que possam surgir.

É essencial manter o bom clima organizacional em meio a momentos de crise, principalmente passando a segurança necessária para que a equipe não desanime tornando o cenário mais difícil.