Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

O desafio de se adaptar às mudanças

Publicado por:
12 dez

04.21

Muitas vezes as empresas precisam passar por mudanças internas com o objetivo de se adequarem aos novos cenários econômicos e políticos ou, até mesmo, para prestarem melhores serviços. Mas independente da razão, é essencial que qualquer reestruturação conte com o engajamento das equipes para que os resultados esperados sejam alcançados.

Entretanto, o que se vê no dia a dia das organizações é que muitos profissionais colocam toda a responsabilidade da mudança na empresa, no gestor, mas dificilmente em si mesmos. Pedem reestruturações, mas quando elas chegam, muitos se apegam às rotinas do passado e adotam uma postura queixosa ou de crítica.

É preciso lembrar que mudanças exigem tempo e, além disso, muito engajamento. Deve ser um trabalho conjunto. Muitos processos de reestruturações de empresas já fracassaram por causa da resistência das equipes. É claro que quando se entra em um processo de transição, é natural que gere algum tipo de desconforto, mas estar disposto a ajudar a empresa é fundamental.

Uma dica importante para quem está passando por uma situação de mudança na sua empresa é estar sempre aberto para o novo e evitar uma postura pessimista. Deixar o individualismo de lado e focar na melhoria do grupo também é essencial. Ou seja, se as mudanças impactarem na sua forma de trabalho, é necessário aceitar e entender que isso é para o bem maior.

Outra forma de ajudar no processo é buscando aliados dentro da empresa, tentando influenciar positivamente os colegas. Nada de ficar falando mal do processo pelos corredores. Esse movimento não facilita. Por fim, lembre-se sempre que vão existir barreiras, dificuldades, até mesmo mais carga de trabalho e novas responsabilidades, mas que se adaptar é exigente, porém necessário para qualquer profissional.