Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como solicitar que sua empresa banque uma capacitação

Publicado por:
07 set

03.7

Estou sentindo a necessidade de me capacitar e gostaria do apoio da empresa em que trabalho para cobrir os custos. Qual seria a melhor forma de pleitear esse auxílio?

Muitas vezes, ficamos na expectativa de que a empresa em que trabalhamos financie 100% dos nossos investimentos em capacitação, o que é cada dia mais difícil, mas conseguir uma ajuda torna-se mais fácil quando há contrapartidas. Um dos erros mais comuns em situações como essa é quando o profissional pede que a organização banque um curso ou palestra, por exemplo, que pouco tem a ver com a sua área de atuação.

É muito comum ouvirmos as empresas reclamarem que investiram em capacitação para seus profissionais, mas não viram o retorno disso no dia a dia. Precisamos lembrar que o profissional é o maior responsável pelo seu desenvolvimento e que ele não deve tentar transferir essa responsabilidade para as empresas. Entretanto, as organizações podem sim custear parte ou até 100% de programas de capacitação quando entendem que esse investimento poderá trazer bons frutos para os negócios.

Nesse caminho, seguir algumas dicas pode ajudar:

1. Defina quais são as suas necessidades de aprendizado. Liste os cursos ou atividades que tenham a ver com sua função e que tenham conteúdo que possam agregar realmente ao seu trabalho;

2. Se coloque à disposição para compartilhar o conteúdo que você absorveu com a equipe. Dessa forma, a empresa verá que o investimento será multiplicado. É um modo de retribuir e fazer com que o conhecimento se espalhe;

3. Não fique só na teoria. Tenha compromisso com a aplicação prática do que você aprendeu na capacitação. Busque utilizar o conhecimento adquirido para melhorar seu desempenho, aperfeiçoar processos, etc.

Seguindo essas boas práticas, além de demonstrar interesse no seu crescimento profissional e na sua carreira, você se credencia para próximas oportunidades. A empresa verá que o investimento foi bem aproveitado e que ambas as partes saíram ganhando.