Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Estou acumulando tarefas, mas não me sinto reconhecida. O que fazer?

Publicado por:
29 ago

03.41

Estou sendo cada vez mais exigida na empresa em que trabalho. Venho acumulando tarefas e responsabilidades, mas não me sinto reconhecida por isso. Parece que quanto mais eu me dedico, mais a empresa quer de mim sem me dar nada em troca. O que devo fazer?

Em uma situação como esta, em primeiro lugar é preciso identificar qual é a sua expectativa de reconhecimento: se é algo mais palpável, como um retorno financeiro, ou mais subjetivo, como um elogio ou gesto que demonstre que a empresa está ciente dos seus esforços. No geral, quando acumulamos responsabilidades e tarefas, a primeira coisa em que pensamos é que deveríamos ser recompensados financeiramente. Porém, é preciso atentar que, diante do cenário de insegurança e instabilidade de que estamos vivendo, essa prática não é a mais provável de acontecer.

Logo, é preciso ter muito cuidado com essa insatisfação. Se ela repercutir no seu desempenho, pode até colocar o seu lugar em risco, e este não é o melhor momento para perder uma colocação no mercado. Outro caminho, então, é buscar compreender a situação e analisar as perspectivas de futuro sua e da empresa. Se você acredita que a organização é justa, valoriza os empregados e que vale a pena apostar nela, conseguirá passar por essa temporada difícil para ter os resultados esperados mais pra frente. Ou seja, talvez o retorno financeiro não venha agora, mas no médio e longo prazo você poderá ter mais possibilidades de crescimento, seja com um aumento de salário ou até mesmo uma promoção.

Caso a insatisfação tenha a ver com atitudes do seu gestor, como a falta de elogios, por exemplo, vale atentar para o fato de que receber novas atribuições já pode ser considerado como um reconhecimento. Se o gestor está lhe delegando mais atividades é porque ele confia que você pode dar conta e vê que o seu trabalho é de qualidade. Mas se mesmo assim você sentir falta de uma formalização ou de algum retorno mais palpável, talvez uma boa conversa ajude a resolver.