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Importância de lidar com as diferenças

Publicado por:
15 jun

11.3

Trabalho com uma pessoa que tem um estilo muito diferente do meu e, muitas vezes, me impaciento e isso acaba influenciando a qualidade do meu trabalho. Como lidar com essa situação sem tantos desgastes?

Estamos sempre buscando um ideal de uniformidade que não existe. Apesar de desejarmos nos relacionar com “iguais”, na prática, o que existe na realidade das organizações é a necessidade de convivermos com pessoas de características, estilos e culturas muito diferentes das nossas.

Mas antes de dar ênfase às dificuldades que em geral qualquer convivência provoca, porque de fato não é tarefa fácil lidar com as diferenças, reflita também sobre alguns possíveis ganhos:

1. Diferentes personalidades e competências dentro de uma equipe podem se complementar para que o objetivo seja alcançado. Trata-se de aproveitar ao máximo as capacidades individuais e minimizar as fragilidades do grupo;
2. O pensamento uniforme prejudica a prática da melhoria contínua, afinal, se todos pensam da mesma forma, as chances de crítica ficam reduzidas;
3. Por fim, compreenda que se é difícil para você, também é igualmente difícil para o colega que terá também que aprender a conviver com a diferença.

Para quem é gestor, a recomendação é ficar atento às características de cada profissional da equipe, dividindo bem as atividades e considerando qual pode ser a melhor contribuição de cada pessoa envolvida. Reconhecer as capacidades e respeitar as diferenças, pensando sempre no que é melhor para a empresa e não individualmente, é uma excelente estratégia para transformar a diversidade em algo produtivo.