Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A importância de desenvolver equipes

Publicado por:
01 jun

7.5trainees

É exigente e trabalhoso, mas desenvolver equipes de trabalho é uma das mais eficientes estratégias de gestão de pessoas, afinal, entregar os resultados pactuados está diretamente relacionado com a qualidade da equipe que se tem. Em contrapartida, quando o grupo é frágil o gestor não deve usar as dificuldades como pretexto.

É muito comum ainda encontrarmos gestores com uma postura queixosa em relação à sua equipe e que justificam os erros ou as dificuldades dando ênfase à fragilidade do seu time. Esse comportamento, presente principalmente em gestores menos experientes ou no inicio de suas carreiras, reforça uma hipótese antiga que a vivencia dentro das empresas tem mostrado: pessoas assumem o cargo de liderança sem ter compreensão de um dos seus principais papéis – desenvolver sua equipe de trabalho.

Ora, se minha equipe não responde na entrega dos resultados eu também não conseguirei ter êxito, certo? Sim, na maior parte das vezes. E não adianta caçar culpados, pois essa é uma responsabilidade indelegável do gestor: fazer com que sua equipe faça o que tem que ser feito; e se ela não estiver preparada, tomar as medidas certas para que esteja pronta no exercício das suas atividades.

Existem várias formas de desenvolver as equipes, mas dois pontos são estruturadores. Primeiro, saber o que se quer dessa equipe e segundo, como quer que seja feito. Isso passa pela resposta às perguntas: para que estamos juntos? Qual nosso projeto coletivo? Cada um precisa compreender o seu papel e buscar as competências necessárias para desenvolvê-lo da melhor maneira. Com um projeto definido é possível elencar as qualidades que se quer para a equipe, afinal, a depender dos objetivos, da cultura organizacional ou do estilo do gestor, essas características podem mudar de uma realidade para outra e, portanto, defini-las e trabalhá-las com o grupo é essencial. Porém, características como integração, sintonia fina, cooperação etc, costumam estar presentes em qualquer realidade.

Enfim, desenvolver equipes é um dos papéis mais exigentes do gestor. Cabe a ele promover atividades que vão além das responsabilidades formais e que permitam que os profissionais evoluam enquanto grupo.