Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Importância do trabalho

Publicado por:
04 maio

03.7

Trabalhar é condição essencial do ser humano e vai muito além do ganha-pão. Tem a ver com realização pessoal, com sentir-se útil e encontrar um objetivo para os nossos dias. E quando perdemos esse sentido produtivo, perdemos, muitas vezes, a essencialidade da vida.

Mesmo sabendo da importância de preservar nossa capacidade produtiva, muita gente tem o sonho de ganhar muito dinheiro e parar de trabalhar. Porém, essas pessoas, às vezes, desconhecem os riscos associado ao fato de não ter uma atividade produtiva. É muito comum, por exemplo, encontrarmos pessoas com problemas graves de saúde, como depressão, ou adoecendo com mais facilidade, seja porque pararam de trabalhar por um longo tempo ou pela chegada da aposentadoria, no caso, quando não associada a nenhuma outra alternativa produtiva.

Isso acontece porque o trabalho é capaz de gerar nas pessoas o sentimento de utilidade, orgulho do que faz e reconhecimento. Além disso, é um elemento importante que compõe a identidade do sujeito pois associa a pessoa à atividade que desempenha ou à instituição em que faz parte (fulano que é médico ou beltrano que é de tal empresa). Sem o trabalho, a pessoa perde uma referência estruturadora que a identifica e lhe dá sentido.

É por isso que se faz necessário pensar de forma muito consciente e planejada quando a decisão é interromper a atividade produtiva. Dito em uma linguagem poética, por Gonzaguinha, “um homem se humilha se castram seu sonho, seu sonho é sua vida e vida é trabalho. E sem o seu trabalho o homem não tem honra e sem a sua honra se morre, se mata. Não dá para ser feliz.“