Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como falar das próprias qualificações numa entrevista de emprego?

Publicado por:
13 abr

03.111

Falar de si mesmo não é tarefa fácil, mas numa entrevista de emprego não tem como fugir. E nessas ocasiões, conseguir se apresentar de forma assertiva e atraente pode fazer a diferença para uma contratação.

Durante uma entrevista de emprego, é comum que os candidatos sejam questionados sobre suas qualificações profissionais. Nesse momento, é muito importante falar das suas qualidades acadêmicas e profissionais, sempre as relacionando com a vaga de interesse, mas, ao mesmo tempo, é preciso saber dosar o nível de entusiasmo ao falar de si mesmo, para não parecer falso.

Isso porque exaltar demais as próprias qualidades pode levar o avaliador a ficar pensando: será que este cara é tudo isso mesmo? Entretanto, falar com pouco entusiasmo também é um risco. Pode parecer falta de interesse ou pode não “conquistar” o interlocutor.

Então, para destacar as suas qualificações sem parecer falso ou desinteressado, essas dicas podem fazer a diferença: (1) Seja objetivo e procure falar das experiências profissionais mais relevantes relacionadas a oportunidade; (2) Fale de resultados concretos gerados por projetos que tenha implantado; (3) Destaque vivencias internacionais, caso tenha; (4) Seja sincero, fale somente das habilidades que realmente existem; (5) Fuja dos clichês e de frases padrão.

Em resumo, o importante mesmo é ser franco e tentar colocar as qualidades associadas à prática, lembrando sempre de não exagerar no tom.