Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Grupos de trabalho exigem pactuação de expectativas

Publicado por:
28 mar

7.5trainees

Criar grupos de trabalho tem sido uma boa alternativa quando as empresas querem encontrar soluções para problemas específicos ou desenvolver algo novo, considerando diferentes conhecimentos e pontos de vista. Porém, trabalhar em grupo é sempre exigente e requer alguns cuidados.

Os grupos são cada vez mais comuns na realidade das organizações, pois se configuram como a melhor maneira de reunir conhecimentos considerando as diferentes áreas da empresa. Entretanto, é preciso considerar que uma pessoa não funciona exatamente da mesma forma que outra. Por isso, antes de começar qualquer grupo de trabalho, é necessário fazer um alinhamento de expectativas.

É essencial estabelecer os objetivos do projeto, os resultados que são esperados, a metodologia de trabalho, definir horários de início e fim e o papel de cada integrante no grupo, elegendo alguém para a função de coordenação. É recomendável deixar tudo sistematizado em um documento, evitando dúvidas e mal-entendidos. Além disso, o registro permitirá que o coordenador do grupo revisite periodicamente este conteúdo pactuado inicialmente e faça os ajustes sempre que preciso. Quando se trabalha em conjunto, as expectativas podem mudar e quando isso acontece a produtividade em geral, cai.

Portanto, uma dica: se você faz parte de algum grupo de trabalho e vem percebendo que ele não está funcionando como deveria, experimente rediscutir as expectativas. É uma forma eficiente de reestabelecer o propósito da equipe e retomar a produção.