Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

É possível diversificar dentro de uma mesma empresa

Publicado por:
21 mar

04.21

Falamos no artigo anterior que a juventude é o melhor momento para arriscar e viver novas experiências. Porém, quando o jovem já tem clareza do seu projeto profissional, qual caminho quer seguir na sua carreira e quando está satisfeito com a empresa e com o trabalho atual, não necessariamente existe uma exigência para mudar a trajetória.

Quando se entra ainda muito jovem em uma empresa, é comum que existam os questionamentos sobre a necessidade de diversificar e ter outras experiências profissionais. Entretanto, quando a organização atual atende às expectativas, tem espaço para crescimento e favorece o desenvolvimento do profissional, é possível continuar investindo na carreira dentro da própria empresa, sem nenhum prejuízo à carreira.

Diversificar não significa necessariamente sair mundo afora em busca de experiências. Ganhar novos conhecimentos é possível sem se desfazer do vínculo atual, através de cursos, palestras, benchmarking e até troca de ideais com outros profissionais, por exemplo. Buscar conhecer o funcionamento ou atuar em setores diversos da própria organização também pode ser uma forma de acumular conhecimentos diferentes sem mudar de emprego.

Outro ganho de se manter por mais tempo em uma mesma empresa é para o currículo. Em geral, profissionais que têm histórico de passagens rápidas por muitas organizações não são bem vistos pelo mercado.

E as razões disso são o alto custo para formação de um profissional, que pode levar anos, e o risco de interrupções de projetos importantes por conta de pedidos de desligamento da equipe. Conclusão: profissionais felizes com aquilo que faz e que veem em suas organizações possibilidades de crescimento, desafios e aprendizado não precisam sair em busca da diversificação em outras empresas.