Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como lidar com altos padrões salariais

Publicado por:
01 nov

01.3 1

Receber uma promoção ou convite para assumir um cargo mais elevado é ótimo, principalmente quando envolve um aumento na remuneração para um patamar acima do pratica pelo mercado. Entretanto, o profissional precisa tomar cuidado com a súbita mudança de padrão salarial para não acabar se vendo em uma situação complicada no futuro.

Como um dos efeitos da crise temos visto muitos profissionais que tiveram, seus salários supervalorizados e que, hoje estão diante de um problema para administrar: a pressão pela redução nas remunerações. Quando se está empregado com um salário acima do mercado, o profissional fica caro para a empresa e corre maior risco de ser demitido. Na situação de desemprego, enfrentará grande dificuldade de recolocação no mesmo padrão de remuneração. Por isso, o profissional precisa ter cuidado com seu custo de vida, lembrando que o amanhã pode guardar surpresas em função da realidade de mercado.

Ao se deparar com um aumento considerável de salário, é essencial, antes de tudo, pensar no tempo que será necessário para se estabilizar no novo cargo. Não se deve mudar o padrão de vida de uma hora para outra, começar a gastar mais ou contrair dívidas, principalmente a longo prazo – como, por exemplo, comprar um apartamento com valor muito acima do que você poderia pagar com seu salário “normal”.

É preciso pensar que, se no futuro o mercado não conseguir mais acompanhar sua remuneração, você estará em uma situação bastante complicada, já que existe menos oferta para cargos com altos salários caso precise um dia se realocar. Por isso, deve-se sempre agir com cautela, sem se deixar deslumbrar pelos cifrões a mais na conta. E não se esqueça de fazer uma reserva financeira. Ela pode ser a salvação em um momento de aperto.