Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Qual o futuro da sua profissão?

Publicado por:
27 out

02.41

O mercado de trabalho vem passando por uma enorme revolução. Novas profissões estão surgindo e algumas antigas vêm se modificando, adotando novas tecnologias e formas diferenciadas de atuar. E nessa corrida, os profissionais que estão atentos às mudanças saem na frente.

A cada dia, principalmente por causa dos avanços da tecnologia, algumas profissões estão desaparecendo, outras surgindo, mas a maioria em transformação. Quem não conhece alguém que teve sua atividade profissional extinta ou quase isso? Um exemplo concreto é a profissão de datilógrafo. Em praticamente todas as empresas do século 20 era comum ouvir o barulho das máquinas de escrever. Com a chegada dos computadores, a função tornou-se obsoleta. Existem hoje os digitadores que atuam de maneira similar, mas que, muito em breve, podem desaparecer completamente com o avanço dos aplicativos tecnológicos.

O jornalismo é outro exemplo. Tão fundamental para a sociedade, está tendo que se reinventar com as mudanças trazidas pela internet e o acesso cada vez mais rápido à informação. É neste sentido que todos os profissionais precisam ficar atentos, questionar-se em relação à sua profissão no futuro e investir na apropriação de novos conhecimentos para não ficar para trás. Vale fazer uma reflexão sobre as mudanças que estão em torno da sua atividade de trabalho, o que pode representar uma ameaça e o que deve ser visto como parte da evolução e, portanto, ser uma oportunidade de mercado.

E se você não se identificar com o futuro da sua profissão, deve buscar alternativas dentro da sua área ou fora dela, de acordo com seu interesse. As oportunidades existem. E se não existem, o profissional pode fazer com que aconteçam. O importante é se manter atento, observador o ambiente, avaliar suas habilidades e descobrir onde pode melhor aproveitá-las.