Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Por que é tão difícil reconhecer falhas?

Publicado por:
11 out

11.3

Errar faz parte da natureza humana, o que nos difere é a maneira como reagimos diante das falhas. Para muitos, o erro não combina com a imagem idealizada de um “super profissional”. O mais comum é tentar escondê-lo, culpar os outros ou esquivar-se. Mas por que é tão difícil aceitar que errar faz parte do crescimento pessoal?

De maneira geral, o brasileiro vê as falhas como defeitos e não como oportunidades de melhoria. Isso, em parte, é consequência da nossa cultura de caça aos culpados, onde os erros são punidos e não há um estimulo adequado para refletir sobre a solução. Como consequência, há uma dificuldade futura em perceber e aceitar as próprias falhas.

Entretanto, é preciso entender que todos nós temos vulnerabilidades e limitações. Reconhecê-las não é sinal de fraqueza ou incompetência, mas é uma demonstração de maturidade. Já quando não se consegue lidar com o sentimento de desconforto por não ser “perfeito”, o profissional se torna inseguro e pode com isso prejudicar a própria carreira.

Ao não enxergar nossas falhas, nós somos incapazes de perceber onde precisamos melhorar. Os erros nos ensinam mais que os acertos e não há como ser um profissional estratégico sem cometer algumas falhas no meio do caminho. É melhor errar na tentativa de acertar do que deixar o problema rolar ou falhar pela omissão.