Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

As oportunidades também podem ser ameaças

Publicado por:
15 set

02.41

Ao longo da carreira, é comum que algumas pessoas se desviem das suas estratégias iniciais, aceitando as oportunidades que surgem pelo caminho. Entretanto, é importante ficar atento para não tomar um rumo diferente daquele que você desejou para si mesmo.

A nossa vontade muda ao longo do tempo, conforme amadurecemos. Assim sendo, não há nada de errado em querer mudar de profissão ou de empresa, por exemplo, caso apareçam boas oportunidades. Mas é importante ter uma estratégia de carreira e avaliar cada oportunidade como etapas do crescimento, para evitar transformá-las em ameaça.

Antes de aceitar alguma proposta que envolva uma mudança no seu plano de carreira, é importante levantar algumas questões: isso é realmente o caminho que quero? A oportunidade será um passo para crescimento e aprendizagem? Se aceitar esta oportunidade, terei chance de seguir com o que planejei em um futuro próximo?

Outro cuidado que o profissional deve ter é não dar a impressão que sua trajetória currículo foi “construída” por outros. A sua carreira deve ser uma criação somente sua, considerando as opções que se apresentam, seus projetos pessoais e profissionais. As mudanças de rumo podem ser necessárias em algum momento, mas quem constrói a sua estratégia de carreira é você mesmo.

Nada de se deixar encantar com convites que não agregarão crescimento a sua rota, apenas por ganhos momentâneos. E cuidado com as opiniões alheias, os palpites ou os modismos. Afinal, quem não sabe aonde quer chegar, não saberá que caminhos tomar.