Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Falar dos conflitos é necessário para a saúde no trabalho

Publicado por:
30 ago

03.13

No nosso dia a dia, é comum termos conflitos no ambiente de trabalho, seja por discordarmos do ponto de vista de alguém ou até mesmo por termos pouca afinidade com um colega. Entretanto, acumular incômodos pode ser prejudicial para o desempenho de toda a equipe.

O que pauta as relações no trabalho são as afinidades, os interesses e os estilos dos profissionais. Não precisamos ser amigos de todos, mas manter um clima de respeito e cordialidade é fundamental.

Para tanto, é importante atentar para a necessidade de externar insatisfações. Isso porque aqueles conflitos que não são devidamente tratados podem ficar “guardados” e se transformarem numa bola de neve. Por isso, sempre que for oportuno, explicite o incômodo para não se deixar “sufocar” e terminar perdendo a cabeça e agindo de maneira inadequada.

Se você, por exemplo, tem um colega com comportamentos que o irritam ou com atitudes que você discorda, tente conversar sobre seus incômodos. Trate apenas do necessário, sem ofender a pessoa. Diga como acredita que poderiam lidar com as discordâncias para uma melhor convivência. Use os normativos da empresa e os valores como referências para a construção de acordos. Esteja aberto também a escutar o que colega tem de incômodo em relação a você e procure se reposicionar naquilo que for possível e pertinente. E lembre-se, trate as situações com bom humor.

Você verá que o clima organizacional ficará muito melhor.