Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A importância da crítica e autocrítica

Publicado por:
25 ago

9.51 (1)

Muitas vezes, reagimos negativamente diante das críticas dos colegas ou do gestor. Entretanto, é importante refletir sobre elas antes de responder.

O primeiro passo é encarar o posicionamento do outro sobre você não como verdade absoluta, mas como imagem que você pode estar passando. Mesmo se não concordar com a observação, quando alguém lhe criticar em algo, vale a pena ver o que está fazendo para dar essa impressão.

Mas por que nos frustramos tanto quando recebemos uma crítica? É simples. Porque pode mostrar algo que não gostaríamos de admitir em nós mesmos e por evidenciar nossas falhas. Ou até mesmo porque você acredita que todos estão percebendo sua intenção quando na verdade o que se destaca é o impacto da sua atitude nos outros.

Quando receber uma crítica, evite responder de “bate pronto”. Esse comportamento pode indicar que você está se percebendo como “atacado” pelo outro. Avalie antes se está reagindo sem pensar. Se você confiar no colega que está criticando pode ser mais fácil escutar a avaliação. E caso não consiga perceber o comportamento que gerou a crítica, peça evidências.

Por fim, reflita sobre você mesmo, analisando a relevância da crítica para o seu crescimento pessoal e profissional. Será que tem algo que você possa efetivamente aprimorar? Faça essa autoavaliação sem ser condescendente ou rigoroso demais consigo mesmo.