Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A importância da intersetorialidade na empresa

Publicado por:
16 ago

02.41

A integração entre setores é fundamental para que as empresas alcancem bons resultados. Por isso, perceber a interferência da sua área de atuação na do colega é muito importante e pode facilitar as ações do próprio setor.

Quando se fala em estimular a integração entre equipes, logo vem à mente a ideia de trabalhar com profissionais que atuam na mesma área. No entanto, uma organização sempre é formada por mais de um departamento e todas as pessoas que nela trabalham somam esforços para dar vida ao negócio.

Para exemplificar, podemos pensar em uma engrenagem. Várias peças diferentes precisam rodar em harmonia para que o sistema funcione corretamente. Numa empresa não é diferente. É preciso que todos os colaboradores tenham, ao menos, uma noção do todo. Isso evita, por exemplo, que um departamento boicote o outro por desentendimentos que poderiam ter sido evitados.

Nesse sentido, o profissional precisa estar atento e buscar entender as dificuldades que cada setor enfrenta. Se ele acompanha os indicadores das outras áreas, vai saber atuar e se posicionar melhor, podendo responder ao gestor ou cliente com mais propriedade. Esse interesse, além de aumentar o conhecimento em relação à empresa, vai fazer ainda com que o profissional seja visto como versátil e proativo.

Um profissional que atua com uma visão sistêmica tem um grande diferencial e poderá dar resultados mais consistentes. Além disso, a compreensão sobre o funcionamento dos demais setores pode facilitar a fluidez nos processos, o relacionamento interno e a circulação de informações relevantes para o negócio dar certo.