Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Formação demais pode atrapalhar

Publicado por:
09 ago

02.51

Há pessoas que investem na formação profissional intensamente, ao ponto de terem mestrado ou doutorado sem nunca terem tido uma experiência profissional. Entretanto, chegar aos 30 anos com esse histórico pode ser um grande dificultador para se inserir no mercado de trabalho.

Uma razão para isso é que seu contrato não pode mais ser de estagiário e a empresa precisa de profissionais com alguma bagagem prática para atender suas demandas e resultados, e não só de acumuladores de diplomas. Formação e conhecimento são sempre bem vindos e impulsionam novas competências, mas devem ser equilibrados com a experiência prática.

Por isso, é preciso saber conciliar formação e projeto profissional. Fiquei atento e cuide da sua trajetória, trace planos e metas. Fazer um curso atrás do outro pode parecer que você está apenas passando o tempo estudando por falta de oportunidade.

E lembre-se: falta de experiência a partir de certa idade é prejudicial. Se tiver uma atividade profissional, mesmo que informal, não deixa de explicitar isso no currículo. Mas se você colocou tanto foco nos estudos, uma alternativa pode ser ingressar na área acadêmica. Talvez essa seja a trajetória com a qual você mais se identifica e a que poderá lhe dar uma bagagem profissional mais condizente com a formação. Nesse segmento, o mestrado e o doutorado são de fato diferenciais para o profissional.