Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Novos profissionais da empresa estão sendo promovidos. O que fazer para não estagnar?

Publicado por:
28 jun

06.5mudar

Estou no mesmo cargo há muito tempo e tenho visto profissionais com pouco tempo de empresa serem promovidos. Como faço para também ter uma oportunidade de crescimento?

Muitas vezes, acabamos nos acomodamos em determinada situação dentro da empresa, exatamente por estarmos nela há muito tempo e pela “estabilidade” conquistada. É, então, necessário compreender quais são os fatores que estão fazendo esses profissionais recém-contratados serem promovidos. Para tanto, cabe fazer algumas perguntas:

A área onde atuo tem possibilidade de ascensão de carreira? Pode acontecer de você já estar no topo da carreira e a única forma de crescer é mudando de área ou de empresa. Se esse é seu desejo, monte uma estratégia para fazer acontecer.

Se existe um plano de carreira, então o que não estou fazendo para me desenvolver? Mapeie os conhecimentos exigidos e as habilidades necessárias para ascender ser promovido. Avalie também que atitudes são mais valorizadas e como você se enquadra, ou não, nelas. Como fui nas últimas avaliações de desempenho? Essa é outra pergunta importante, pois os feedbacks podem dar indicativos de quais lacunas estão fazendo você ficar estagnado.

Procure também desenvolver uma rede de relacionamento dentro da empresa. Tem um almoço da equipe? Participe. Vai acontecer um happy hour com o chefe? Vá. Muitas vezes, nesses momentos informais, sem pretensão de tratar de trabalho, você começa a ser visto. Fazer bons vínculos pode ser um diferencial.