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O papel do gestor na gestão da diversidade

Publicado por:
21 jun

7.5trainees

Já tratamos anteriormente da gestão da diversidade sob a ótica da empresa e do profissional. Mas qual o papel dos gestores neste processo?

Os gestores precisam, assim como todos os profissionais das equipes, conhecer o Código de Conduta da empresa e a política sobre diversidade e inclusão. Com esse conhecimento, ele não pode fazer “vista grossa” para comportamentos que sejam contrários aos valores da organização, nem desagregadores do clima no ambiente de trabalho.

A postura do gestor deve ser rígida em relação à discriminação e ao assédio. Toda vez que ele perceber uma atitude na equipe que caminhe neste sentido, deve chamar o profissional e fazer o enquadramento necessário. Mas é preciso também ter uma postura preventiva. Como gerente, cabe a ele orientar sobre o posicionamento da organização com relação à diversidade.

Outro ponto importante é trabalhar seus próprios preconceitos, tendo maior atenção com suas atitudes. Também é necessário desenvolver estratégias de liderança para trabalhar com equipes de múltiplas formações, origens, histórias de vida e cultura. Por exemplo, trabalhar com profissionais de diferentes regiões do país pode ser um desafio, devido aos diferentes estilos de trabalho e a preconceitos que possam existir dentro da equipe. Cuidar da comunicação num ambiente de diversidade é fundamental para garantir uma boa liderança, buscando assegurar o entendimento do que se espera dos profissionais, como também, favorecer a compreensão sobre a cultura da empresa.

Por fim, ele não pode esquecer de disseminar os valores da empresa para a equipe, reforçando o processo de identificação e o desenvolvimento de um time afinado e cooperativo, não apenas pelo desenvolvimento da equipe como time, mas também, cuidando de evitar atitudes que levem a processos de assédio moral e criação de “panelinhas”.

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