Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Você sabe o que é diversidade nas organizações?

Publicado por:
14 jun

10.11

O tema diversidade nas organizações tem aparecido no Brasil ainda de forma tímida, embora os estudos sobre o assunto remontem ao século passado. Há ainda muita confusão sobre o que é ter uma gestão da diversidade como política e, até mesmo, sobre o conceito de diversidade.

Para debater este assunto tão importante, vamos construir uma série de artigos que esclareçam um pouco mais sobre o tema. Em primeiro lugar, é preciso entender o que é o conceito de diversidade nas organizações. Uma confusão comum é achar que o termo diversidade refere-se apenas a questões ligadas à pessoas com deficiência (preferimos usar necessidades especificas) ou de orientação sexual.

Na verdade, diversidade engloba a percepção das diferenças entre as pessoas e envolve raça, etnia, gênero, idade, habilidades físicas e mentais, orientação sexual, religião, peso e aparência. Também entram nessa lista os atributos que definem a identidade e a forma de interagir e se relacionar das pessoas.

Em resumo, diversidade nas organizações significa a criação de um ambiente de trabalho que sirva para todos os empregados, que favoreça o clima e a convivência entre todos. Por isso, não há como se trabalhar a gestão da diversidade se ela não for um valor da organização.

É preciso, antes de tudo, que as empresas criem práticas de desenvolvimento que despertem os talentos e habilidades de todos, conscientizando-se de que a reunião de diferentes tipos de competências e perspectivas pode ser uma maneira valiosa de melhorar o desempenho das equipes.
Nos próximos textos iremos detalhar um pouco mais o tema e suas implicações.