Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Quais são os seus defeitos?

Publicado por:
31 maio

imagem12

É muito comum nos processos seletivos os profissionais precisarem fazer uma auto avaliação ou até mesmo responder a instrumentos de avaliação sobre seu perfil. Entretanto, muitas vezes eles têm dificuldades em apontar seus próprios defeitos e lacunas.

Isso pode acontecer por algumas razões: (1) o profissional tem dificuldades em perceber onde precisa melhorar; (2) ele tem receio de apontar uma lacuna e ser excluído do processo. Nas duas situações ele pode se prejudicar durante a seleção.

No primeiro caso, porque não conhecer seus pontos de melhoria pode denotar uma dificuldade em aceitar críticas e refletir sobre elas. No segundo caso, esconder lacunas pode impactar também na avaliação que está sendo feita sobre o seu perfil, já que os pontos de melhoria fatalmente aparecerão durante a atuação profissional. Não indicar esses pontos não é, portanto, uma boa alternativa para ser o candidato contratado.

É ainda comum escutar definições batidas sobre seus defeitos, como “sou perfeccionista” ou “sou muito organizado”. Essas características não são defeitos e quase que se tornaram uma fuga para aqueles que estão tendo dificuldades em se auto avaliar.

Mais vale, durante o processo, que o profissional aponte pontos sobre comportamentos e competências que prejudicam o andamento do trabalho e dizer quais estratégias usa para trabalhar esses aspectos pontos. Essa atitude demonstra maturidade profissional e capacidade de pensar seu próprio desenvolvimento.