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A situação não vai mudar se você não falar com sua equipe

Publicado por:
28 abr

03.13

Um profissional de sua equipe fez uma crítica sobre um colega? Um empregado entregou um trabalho incompleto ou com qualidade abaixo do esperado? Pode ser difícil para o gestor lidar com esses problemas, entretanto, às vezes uma simples conversa pode ser a solução.

Um aspecto difícil para muitos gestores é fazer intervenções necessárias na equipe no momento em que se deparam com uma situação desagradável. Alguns se incomodam com a repetição de comportamentos e atitudes que são equivocados ou que prejudicam o ambiente de trabalho. Entretanto, só se ressentir não vai ajudar a melhorar tais comportamentos, nem a desenvolver suas equipes.

Nesses casos, uma ferramenta importante para o gestor é a comunicação. Quando um integrante da equipe fala mal de outro, por exemplo, o ideal é chamar em particular e orientar sobre a necessidade de conversar diretamente com o colega criticado sobre a dificuldade ou desentendimento que está ocorrendo.

E quando o resultado apresentado por um profissional não está condizente com o que é esperado? A saída é mostrar a ele onde está o problema, elogiar o que está bem feito e perguntar quais as dificuldades ele está tendo para realizar suas tarefas demandas. E se os erros estiverem acontecendo com mais de uma pessoa da equipe, talvez seja a hora de marcar reuniões de acompanhamento. Elas permitem um melhor direcionamento e alinhamento.

É preciso desenvolver a habilidade de dizer o que é relevante para a execução das tarefas, explicitar expectativas, informar resultados desejados e enquadrar os comportamentos inadequados. E lembre-se que mesmo orientando, os erros podem se repetir. Será necessária uma dose de paciência até o padrão ser internalizado. Com essas atitudes a tendência é que sua equipe fique mais confiante e apurada.

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